Diamantina se destaca em Torneio de Jiu-Jítsu

O Jiu-Jítsu é hoje uma das competições de maior sensação no mundo do esporte e tem consagrado internacionalmente lutadores brasileiros como o carioca Vitor Velfort e o diamantinense Rômulo Barral que é atualmente campeão panamericano e asiático e vive nos EUA onde já é consagrado e treina suas táticas de luta e defesa visando novos desafios em torneios na Europa e Ásia.
Seguindo os passos de Rômulo, o professor de Jiu-Jítsu na Academia Movimento, Marcos André Porto tem alcançado vitórias que o classificam como postulante a enfrentar lutadores renomados no Mundial de 2009, pois alcançou o segundo lugar na Copa Leão Dourado sendo classificado para este torneio e irá integrar a equipe que lutará pelo titulo no Rio de Janeiro. O professor Marcos, que pertence à Equipe Andrade de Jiu-Jítsu, tem desenvolvido técnicas bem aprimoradas com excelente performance nos golpes de queda, estrangulamento e imobilização levando seus adversários a bater no tatame com a mão em sinal de Mastê que significa a desistência e a perda da luta. Outra modalidade de vitória é através de pontos que são computados pelo árbitro e determina a vitória do lutador mais ofensivo e técnico. Sua participação no torneio foi patrocinada pela Secretara Municipal de Esportes e Lazer que tem promovido um trabalho de importância para o resgate do atletismo diamantinense.

Estar incluído na equipe que participará do Mundial 2009 já é um grande passo para qualquer lutador e o torna um membro de um clube seleto de atletas, fator que eleva o professor Marcos e possibilita Diamantina a ter mais um lutador de renome para nos representar nos campeonatos mundiais.
William Spangler / Maio/2009