segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Diamantina contra a Dengue: cada um pode fazer a sua parte

Combater a Dengue é dever de todos. Se cada um fizer a sua parte, Diamantina ficará livre do mosquito transmissor e a população estará protegida. Pensando assim, a Secretaria Municipal de Saúde está em campanha para que cada diamantinense cuide do seu quintal, da sua casa, do seu cantinho. Para isso, lançou o projeto "Fora Dengue – Eu faço a minha parte".
Bons exemplos
Os resultados do projeto já estão acontecendo. A Dona Maria das Mercês, residente no bairro Palha, é um dos bons exemplos de bom combate ao mosquito. Ela possui um grande terreno em sua casa. Parte dele é cimentado, mas uma grande parte é de terra, onde ela caprichosamente planta diversas flores, folhagens e temperos. A caixa d’água está limpa e tampada e os vasinhos não têm pratinhos. O esmero com que cuida de seu quintal mostra que mesmo um espaço grande e trabalhoso pode ter os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue.
Também exemplos de consciência, o Sr. Lucas, morador do bairro Rio Grande, não descuidam do quintal. A casa está em reforma, mais um motivo para ficarem atentos com os entulhos e locais que acumulam água. As latas estão tombadas, com a boca para baixo, as telhas foram empilhadas de forma a não acumular água e os pratinhos das plantas foram eliminados. "Nós procuramos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para evitar o mosquito. Se cada um fizer a sua parte, a cidade fica livre da doença", ensina o Sr. Lucas.
O Comitê de Controle da Dengue de Diamantina agradece em nome de toda a cidade, a dona Maria das Mercês, Sr Lucas e sua esposa, que são exemplos de que cada um pode fazer a sua parte. Afinal esta é uma luta de todos os dias e de cada um. "Faça a sua parte, mantenha seu imóvel limpo".