sábado, 30 de maio de 2009

Dia Nacional da Luta Antimanicomial


Os Portadores de sofrimento saíram às ruas de nossa cidade para comemorarem o dia da Luta Antimanicomial, e o aniversário de CAPS- Centro de Atenção Psicossocial, fundado dia 19 de maio de 2000.
Foi instalado dia 18 de Maio no Mercado Velho a lV Seminário de Saúde Mental do Alto e Médio Jequitinhonha.
Abertura solene com apresentação da Orquestra sinfônica do 3º PBM. Vários palestristas de renome estiveram presentes, entre eles o Psiquiatra Abílo José Ribeiro de Castro, assessor da Coordenação de Saúde Mental dos Estado, do Professor da Escola de Saúde de MG, o Psicógolo Marcelo Arinos Dumont.
A emoção maior ficou por conta da Palestra da Psicóloga Eliane Dumont que terminou emocionando a todos pelos depoimentos prestados por pacientes que afirmavam, entre outros relatos " Ontem eu me sentia um lixo, pronto para pegar fogo, hoje estou vivo de bem com a vida. Várias solenidades seguiram durante a semana, entre elas o Concerto patrocinado pela Banda Mirim Prefeito Antônio de Carvalho Cruz, que aconteceu na Igreja do Bonfim, diga-se de passagem, emocionante. O evento foi Patrocinado pela GRS-Gerencia Regional de Saúde, que tem na funcionária Maria Madalena da Silva Rosa, a referência tecnica em Saúde Mental, CISAJE, Prefeitura de Diamantina e a efetiva parcucipação da Equipe do CAPS, na pessoa de seu coordenador, o Enfermeiro Edson André Ilário.
O Imenso boneco Capistrano da Silva, fez-nos lembrar o boneco a presentado pela rede globo, só com um diferença, ele não pedia para tapar bucarco em asfato e sim, mais ação no tratameneto para os portadores de sofrimento Mental. A semana de festejos aconteceu no Rancho do João de Nico que fez completar a alegria de todos.