sábado, 30 de maio de 2009

HOMENAGEM

31 de maio de 2009 – Sessenta e dois anos do falecimento de
PEDRO DUARTE
O nome de PEDRO DUARTE figura como estrela de primeira grandeza na História de Diamantina.
Ao apreciarmos a vida deste brilhante diamantinense, somos tomados da maior admiração por seus atos, voltados todos para o bem comum e total cumprimento do dever.
Em sua curta existência, pois seu sentido desaparecimento deu-se quando contava apenas quarenta e um anos de idade, Pedro Duarte plantou obras notáveis e marcou presença na Sociedade Adamantina, com sua rara e admirável simpatia e sua garra invulgar.
Foi empresário o mais dinâmico exponencial da Firma "Irmãos Duarte" S/A, Têxtil e Comercial, onde figurou como sócio acionista dos maiores. Aí exerceu o cargo de Diretor Técnico e Comercial, o que lhe possibilitou fazer consideráveis doações de terrenos, para a construção da nossa Praça de Esportes, para a Sede do Tiro de Guerra, e instalação do seu "Stand", onde deveriam treinar os atiradores. Doou o terreno e construiu o Campo de Aviação; criou a Escola de Aviação em nossa Cidade, (outubro de 1944).
Presenteou-nos com a Fábrica de Tecidos "Antonina Duarte", nome de sua progenitora, esposa de Algemiro Pompulone Duarte.
"Foi doador do terreno para a construção da E.E.`Joaquim Felício´, bem como o terreno onde está construída a Fumbem e o Hemominas".
Por muitos anos, Pedro Duarte dirigiu a Fábrica de Tecidos do Biribiri. Sob sua direção corajosa, aquela Indústria marchou proporcionando notável progresso à Firma "Irmãos Duarte" e assegurando assistência perfeita a quantos ali morejaram.
Pedro Duarte participou da vida social e política de Diamantina. Foi um dos sócios fundadores do Clube Acaiaca, Associação Comercial e colaborador ativo de nossa Santa Casa de Caridade, Sociedade do Perpétuo Socorro, do Hospital Nossa Senhora da Saúde, etc.
Seu destaque político esteve sempre notável principalmente ao lado do maior dos diamantinenses, nosso imortal Juscelino Kubitschek de Oliveira a
quem ele deu total apoio, ajudando-o em sua magnífica ascensão política.
Fechando com Chave de Ouro sua rápida, porém, brilhantíssima vida na Terra dos Diamantes, Pedro Duarte apresenta-se como modelar Chefe de Família. Ele e sua Exma. Esposa, D. Maria Luiza Horta Duarte (In-memoriam), construíram lar harmonioso e exemplar, de onde brotaram filhos e filhas os mais admiráveis que espalham Brasil a fora a educação e simpatia de seus progenitores e, com seu trabalho e dignidade, batalham pelo progresso da Nação Brasileira.

Daniel Luiz do Nascimento

(A Família, através da filha de Pedro Duarte, Maria da Conceição Duarte Tibães, agradece as palavras carinhosas do estimado amigo Daniel Nascimento.)