quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Centenário de Mercês de Abreu
Para marcar os 100 anos do nascimento da professora Mercês de Abreu, familiares, autoridades municipais e convidados participaram, da inauguração do busto da matriarca, na Rua do Fogo. O monumento está localizado próximo à residência da família. A escultura foi confeccionada pela artista plástica VILMA NOËL, com projeto da arquiteta Débora Nascimento devidamente aprovada pelo IPHAM Diamantina.
Reurbanizada, a Praça Mercês de Abreu abriga na residência da homenageada um memorial histórico reconstruído com base em documentos, livros, vídeos, fotografias antigas, roupas, notícias e recortes de jornais, reverenciando toda sua trajetória na educação e na cultura diamantinense.
O projeto de lei de foi de autoria da Vereadora Goretti Canutto, que em seu discurso falou sobre o brilhante trabalho educacional desenvolvido pela mestra. Um trabalho magnífico, junto à educação, cultura e a música.
O prefeito Padre Gê, presente na solenidade destacou, em seu discurso, a importância da história da professora com a própria história da cidade.
"A gente aprende a conhecer a história de uma cidade através de seus grandes nomes, como Dona Mercês de Abreu, que deu uma contribuição maciça na vida sócio cultural para Diamantina, como magnífica educadora", disse o prefeito.
Para o prefeito Padre Gê a professora Mercês Abre fez de sua vida um instrumento de trabalho para servir de amor ao próximo. E, sobretudo uma mulher que difundiu o exemplo de caráter e humanidade.
"Dona Mercês trabalhou com responsabilidade pensando nas gerações futuras. Que possamos tirar todos os exemplos da mestra", Diamantina agradece, concluiu o prefeito.
Coronel Lucas Abreu, finalizou com um agradecimento a todos que direta ou indiretamente participaram dessa homenagem, destacando à Prefeitura pelo apoio à iniciativa da família.

Mestra Exemplo
Dedicação, benevolência, tolerância, renuncia, afeto e amor.
Dentre os raros exemplos da palavra mestra, podemos citar todos os atributos a cima na vida da Professra Mercês de Abreu.
A mestra diamantinense deixou um legado que nem mesmo o tempo consegue apagar. Sua história de vida se tornou um grande exemplo a todos aqueles que conviveram com a sua sabedoria e tiveram o privilégio de conhecê-la. Durante muitos anos, a Mestra Dona Mercês vivenciou a educação como poucos na verdadeira essência da arte de ensinar.
Começou a ministrar aulas em sua residência (Escola Dom João) onde várias crianças aprenderam mais do que passos do saber, aprenderam, acima de tudo, exemplos de conduta e formação ética. Como legítima educadora, que deixou lições de humildade e coragem.
Durante toda a sua vida ficou conhecida por sua educação, paciência e tranqüilidade. Valorizava a família e os princípios religiosos fazendo questão de ajudar a todos.
Seu ex-aluno Juarez Ferreira, definiu emocionado que a Mestra Dona Mercês foi um exemplo de vida e dignidade.