quinta-feira, 17 de setembro de 2009

"Dentes do siso"
Dente Impactado / Incluso.
Um dente impactado e/ou incluso é aquele que não consegue erupcionar (nascer), não atingindo sua posição na arcada dental, dentro do tempo esperado. Se não removidos podem trazer sérios problemas como por exemplo a formação de cistos e tumores.
Ainda que a maioria dos dentes impactados seja representada pelos terceiros molares (sisos), um outro dente pode estar impactado. O procedimento usual para os terceiros molares é a sua remoção; entretanto para outros dentes impactados pode ser a exposição, verticalização, transplante ou remoção.
Os dentes freqüentemente se tornam impactados/inclusos devido:
1.Erupção dificultada pelos dentes adjacentes.
2.Denso revestimento ósseo.
3.Falta de espaço na arcada dental.
4.Excesso de tecido mole (gengiva).
Indicações para a remoção dos dentes impactados /inclusos:
1.Indicação ortodôntica.
2.Prevenção da pericoronarite.
3.Prevenção da reabsorção radicular do dente vizinho.
4.Prevenção dos cistos e tumores odontogênicos.
5.Prevenção da dor de origem desconhecida.
6.Prevenção da fratura da mandíbula.
7.Facilitação do tratamento ortodôntico.
8.Otimização da saúde periodontal.
Os dentes do siso sempre devem ser removidos?
Na maioria dos casos sim. Muitas vezes os dentes inclusos / impactados não são tratados até que alguma complicação apareça, mas um estudo recente, conduzido pela Associação Norte Americana de Cirurgiões Bucomaxilofaciais, indica que os dentes do siso devem ser removidos cirurgicamente quando o paciente é jovem, a fim de prevenir futuros problemas .
Somente os dentes do siso podem ficar inclusos /impactados?
Não, qualquer dente pode não erupcionar (nascer) e ficar incluso / impactado. Os mais comuns são os dentes do siso e os caninos superiores.
Onde é realizada a cirurgia?
A cirurgia pode ser realizada no consultório com anestesia local ou anestesia local + sedação endovenosa. Também pode ser realizada nos melhores hospitais sob anestesia geral. Você poderá discutir com o Dr. Marcelo C. Gonçalves as opções anestésicas que se adaptem melhor a seu caso.
Lembre-se: A melhor maneira de você saber se possui e se há necessidade de remover seus dentes do siso, é consultando um cirurgião bucomaxilofacial.
Dr. Marcelo Cavalcanti Gonçalves
Prof. M.S. em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial