sábado, 5 de setembro de 2009

Educadores de Diamantina se
reúnem em debate sobre mudanças para plano nacional de educação
Cidade recebeu etapa da Conferência Estadual de Educação para iniciativa pública, professores, pais, estudantes e representantes de entidades discutirem rumos do ensino
Os educadores de Diamantina e região se reúniram na segunda e terça (24 e 25) para participarem de debates sobre mudanças e sugestões para o novo "Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação", no auditório da Rua da Glória, 394 – Centro.
A qualidade do ensino, valorização profissional, financiamento, papel do Estado, democratização do acesso e sistemas de avaliação foram alguns dos temas propostos para discussão. Essa segunda fase da "Conferência Estadual de Educação" começou no último dia 29 e já ocorreram fóruns macro regionais nas cidades de Varginha, Unaí, Contagem, Uberlândia e Teófilo Otoni nas últimas semanas.
Mais de cinco mil pessoas, entre professores, estudantes, políticos, pais de alunos e representantes de instituições já participaram da primeira fase dos encontros intermunicipais, realizados nos meses de maio e junho. O objetivo das doze plenárias nesta segunda fase é avaliar o relatório de mudanças propostas, discutir alterações e enviar um novo documento para a reunião final em Belo Horizonte, que acontecerá em novembro.
Os mais de 50 representantes, que são eleitos em cada um desses novos encontros, participarão do debate na capital para definição de uma proposta única a ser enviada pela Secretaria de Estado da Educação para a Comissão Organizadora do Plano Nacional. A função dessa comissão será elaborar o "Documento-Base" para a última análise e modificações com aprovação final na "Conferência Nacional de Educação (Conae)" que acontecerá em Brasília, em abril de 2010, cujo tema será "Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação".
A diretora executiva da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) Suely Duque Rodarte, responsável pela coordenação geral desse processo em Minas Gerais, afirma que a proposta do Ministério da Educação, movimentos sociais e parceiros institucionais é garantir um espaço democrático para que a sociedade possa expressar sua opinião e construir, coletivamente, os novos rumos para a educação nacional.
"Essa mobilização social permite analisar as referências para redefinição de políticas educacionais", afirma.
Segundo Suely, Minas Gerais saiu na frente nessa discussão e é o único estado que descentralizou os debates para todos os municípios. Qualquer pessoa pode participar dessas discussões desde que se inscreva com antecedência nas secretarias de educação de cada cidade.
Na primeira fase dos debates da Conferência em Minas Gerais, foram promovidos 34 encontros com a presença de 5.490 pessoas, representando os 853 municípios mineiros. Desse total, 40% dos participantes foram escolhidos por votação para a segunda etapa.