quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Jornalistas e radialistas visitaram Usina de Irapé
Um grupo de jornalistas e radialistas visitaram no dia 22 de agosto de 2009 todo o complexo da Usina de Irapé, localizada no Vale do Jequitinhonha.
Com 208 metros de altura a barragem de Irapé impressiona a todos que passam por ali.
Acompanhados de Édila Martins, funcionaria contratada da Cemig, a primeira parada da comitiva aconteceu no Centro de Referência e Memória de Irapé onde estão expostos materiais doados pela população ribeirinha, entre eles peças como: ferros de passar roupas, moedores de café, enxadas, picaretas, lámina de machado, foice, pilão, coxos, bancos de madeira, cangáias, bulinete com masseira, camas antigas, baús, ossadas, além de uma sala contendo roupas do reinado da Festa de Nossa Senhora do Rosário realizada na Cidade de Turmalina. Quadros de fotografias também chamam a atenção dos visitantes.
Nas dependências no interior da usina, os representantes da imprensa são recepcionados pelo técnico de operações da Cemig, Eduardo , é ele quem explica todo o funcionamento do sistema de energia suficientes para alimentar vários municípios com a energia de qualidade.
Durante a visita Édila Martins conta que a usina de irapé transformou a vida de milhares de pessoas, principalmente dos sete municípios que circundam a barragem.
"Foi uma mudança muito grande, de modo geral a Usina de Irapé, e ai nós estamos falando de preservação patrimonial, ambiental, proporcionada pelo empreendimento, ela mudou muito a vida pessoas que a cercam. Nós estamos falando principalmente dos sete municípios, sobre tudo da perspectiva de vida das pessoas que passaram a ver de modo diferente. De muitos que não precisam sair daqui a procura de trabalhao, de pessoas que aqui também se profissionalizaram aqui. E mais do que isso, sonhar como que poderá vir pós geração de energia", completa Édila. Coordenou a vista Rodrigo Borges, jornalista da CEMIG - Companhia Energética de Minas Gerais.
DETALHES TÉCNICOS
A Usina Hidrelétrica de Irapé, ou Usina Presidente Juscelino Kubitscheck, é uma usina brasileira localizada no estado de nos municípios de Grão Mogol e Berilo, ela foi construida no rio Jequitinhonha e possui uma potência nominal instalada de 360 MW. Possui também a barragem mais alta do Brasil e uma das mais altas do mundo com 208 metros. A usina, que foi inaugurada em 2006, pertence a CEMIG - Companhia Energética de Minas Gerais e é está entre as usinas mais modernas instaladas no Brasil. A UHE Irapé também é uma das raras usinas hidrelétricas que possui a capacidade de gerar energia sem utilizar a água para manter a rotação das turbinas, utilizando o método Síncrono, caso seja necessário.
A UHE Irapé é vista como a maior esperança de desenvolvimento econômico e social da região do Vale do Jequitinhonha, considerada uma das regiões mais pobres do Brasil.