sábado, 4 de julho de 2009

Padre gê discute programa garimpando vidas

Iniciativa da atual administração prevê a qualificação de garimpeiros para a reabertura da atividade de extração de ouro e diamante de forma ordenada
O prefeito Padre Gê participou de reunião na quinta-feira (18). Desta vez o encontro foi com os garimpeiros. A teve como objetivo a discussão do Programa "Garimpando Vidas", que deverá ser lançado em breve pela administração municipal, e que propõe a reabertura da extração ou garimpos de ouro e diamante no município, de forma ordenada.
Segundo o secretário do meio ambiente, Marcílio Almeida, o Programa "Garimpando Vidas" irá permitir que os garimpeiros retomem seus trabalhos em áreas pré-determinadas para estas atividades, respeitando as normas ambientais e em forma de associações.
"Para o garimpeiro participar do programa, ele e os filhos serão qualificados. O garimpo em Diamantina foi, até 1989, a principal fonte de renda dos habitantes e, desde então, estas atividades sofreram fortes restrições e paralisações, causando a estagnação econômica do município", afirmou o secretário.
Participaram da reunião também a Secretária de Estado para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri, São Mateus e do Norte de Minas, Elbe Brandão, representantes do Ministério Público, Dr. Carlos Eduardo Dutra Pires e Dr. Luciano Baldini, o Promotor da Comarca, Dr. Enéas Xavier, o Presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos Fonseca, o Chefe de Gabinete, Lulu Nascimento, a Secretária Municipal de Promoção Social, Maria Iris Barbosa, o vereador Tarcísio, e representantes do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (IDENE), SEDVAM e classe garimpeira.

Saiba mais sobre Diamantina em www.diamantina.mg.gov.br
Lidiana Braziolli / ASCOM