segunda-feira, 15 de junho de 2009

41º Festival de Inverno da UFMG

Evento realiza discussão sobre o próprio modelo, criado em 1967

O Festival de Inverno da UFMG, que chega à sua 41ª edição, mantém o pioneirismo. Para marcar esta tradição, uma das atrações deste ano será a realização do Seminário Perspectivas da Cultura em um Cenário de Transformações, que reunirá gestores de cultura, artistas e pesquisadores. Depois de inspirar dezenas de eventos do gênero e reunir artistas que mais tarde criariam grupos como Corpo, Galpão e Uakti, o Festival se questiona se não seria um modelo esgotado para a UFMG, e propõe uma reflexão sobre a viabilidade da realização – em meio a uma crise global – de eventos culturais que não trilham os caminhos apontados pelo mercado.
Em uma programação que incluirá sessão de abertura, palestra e painéis, nos dias 20 e 21 de julho, o seminário pretende discutir o futuro dos festivais universitários de arte e cultura, com base em dois elementos: a percepção da crescente dificuldade em se viabilizar a realização de um festival naqueles moldes; e a constatação de que, a despeito das dificuldades, continua ocorrendo o crescimento numérico do modelo, com a repetição da fórmula ao redor do estado e do País. Entre os convidados do seminário estão o Secretário de Estado da Cultura de Minas Gerais Paulo Brant, a Chefe da Representação Regional MinC/MG Aída Ferrari, e o Prefeito de Diamantina Geraldo da Silva Macedo.
Organizado pela Diretoria de Ação Cultural (DAC/UFMG) e voltado para artistas, produtores culturais e interessados na área de cultura, o seminário acontecerá no auditório do Instituto Casa da Glória (Rua da Glória, 298 – Centro), que tem 50 vagas. A atividade é gratuita. A programação completa e outras informações sobre o seminário serão divulgadas em breve no site do 41º Festival (www.ufmg.br/festival).
Inscrições
A 41ª edição do Festival de Inverno da UFMG acontecerá em Diamantina, de 19 a 30 de julho, e oferecerá também oficinas, cursos e eventos culturais. As inscrições nas oficinas e cursos podem ser feitas pelo site da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep): www.fundep.ufmg.br. As oficinas com seleção terão as inscrições abertas até 25 de junho. O resultado da seleção será divulgado no dia 30 de junho, a partir das 15 horas, e a matrícula dos selecionados deverá ser feita de 1º a 13 de julho. Já as oficinas sem seleção terão matrículas abertas de 1º a 17 de julho.
Assessoria de Imprensa CEDECOM/ assessoriadeimprensa@ufmg.br