segunda-feira, 15 de junho de 2009

Porque procurar um
Profissional Qualificado?

"Imagine morar numa casa onde ao subir a escada você bata a cabeça na laje, descubra que para fechar a porta do banheiro é necessário "esconder-se" ao lado do vaso sanitário e que todos os interruptores ficam atrás das portas. Situações incômodas como essas são evitadas quando confiamos o projeto de nossa casa a um profissional qualificado que fará a distribuição correta dos ambientes, o planejamento da obra e a escolha adequada dos materiais".
Fico às vezes pensando o que faz uma pessoa crer que pode ir a um "dentista" ou a "dois dentistas" ou a "vários" fazer um ou vários orçamentos e escolher o tratamento pelo preço. Tarefas e decisões como estas só podem ser realizadas pela pessoa se o profissional realizou um minucioso levantamento do estado de saúde ou de doença do cliente e ainda, após um detalhado exame extra e intra bucal e análise de exames complementares.
Cálculos matemáticos de preço podem ser muitíssimo bem aplicados a um projeto estrutural e dimensionamento hidráulico e elétrico, mas na área de saúde é preciso um estudo com um outro nível de abordagem e nem por isso com menos ou mais complexidade embora ambos profissionais de áreas tão distintas façam projetos em todos os aspectos. Não escolha o profissional apenas se baseando em indicações de amigos e muito menos pelo valor mais baixo dos seus honorários.
Antes de "fechar qualquer negócio na área de saúde", conheça de perto o trabalho dele e discuta sempre detalhadamente TODAS as possibilidades de tratamento.
Confira sempre todos os caminhos que você deve percorrer para tornar seu sonho uma realidade. O difícil é que, quando nós profissionais de saúde, ao agirmos dentro de todas as normas de qualidade no atendimento e respeito ao cliente, lhes trazemos um grande susto ou uma grande dúvida... sempre ouço: - "Dr. Fulano não me falou nada disso!!!" Mas porque "ele" não me explicou isso? - Pra que dentista mede pressão e olha temperatura?
A odontologia, assim como todas as outras profissões exigem um profissional qualificado e um planejamento minucioso. Sei que é difícil para o cliente ouvir de um profissional de saúde: Não posso lhe garantir que nada do que estou lhe propondo vai dar certo, mas posso lhe garantir que usarei as técnicas mais seguras e atuais em busca do melhor resultado, e o pior... isso tem um preço em sua vida e em seu bolso! Mas é a verdade. Pense nisso ao procurar o seu próximo tratamento. Exija todas as explicações e esclareça todas as dúvidas. É o seu direito.

Dr. Marcelo Cavalcanti Gonçalves
Prof. M.S. em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial