quarta-feira, 17 de junho de 2009

TIRA-DÚVIDAS: Saiba mais sobre a Campanha Nacional de Vacinação Infantil contra a pólio
A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Infantil contra a poliomielite está marcada para o próximo sábado, dia vinte de junho. A meta do Ministério da Saúde é imunizar noventa e cinco por cento das crianças com menos de cinco anos de idade em todo o País. Isso representa mais de catorze milhões e setecentas mil crianças que devem ser vacinadas. Cento e quinze mil postos de saúde vão distribuir a proteção nos Estados.
Para esclarecer a população sobre os perigos da poliomielite, doença mais conhecida como paralisia infantil, a coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Arindelita Arruda, esclarece dúvidas:
Coordenadora, o que é a poliomielite?
"A poliomielite é uma doença infecciosa, transmitida por um vírus. Esse vírus, geralmente, acomete as crianças. É uma doença que faz uma lesão do sistema nervoso. Ela, geralmente, deixa as crianças com as sequelas da poliomielite, lesa os nervos dos membros, que podem ser os membros inferiores que é o mais comum de ser visto mas também pode ter uma lesão mais grave, como também pode matar."

Como é transmitida a paralisia infantil, doutora Arindelita?
"O vírus, como é muito leve, ele pode ser, num ambiente contaminado, levado pelo ar e aí sentar numa comida, a criança brincando também passar a mão na boca ou a criança ingerir algum alimento ou mesmo a água contaminada em que esse vírus esteja lá. Esse vírus pode contaminar a água. Esse vírus por ser muito pequenininho e muito leve é facilmente levantado pelo ar, na poeira."

Coordenadora, qual a importância das campanhas de vacinação contra a poliomielite?
"A grande importância é a gente manter o Brasil livre da poliomielite. Essa é uma doença que tem um movimento mundial para erradicar, mas ela ainda existe, principalmente, nos países, principalmente da África, Índia. Apesar da pólio estar erradicada no País, a gente não está vendo mais crianças com as sequelas da poliomielite, mas a gente precisa manter essa vigilância e as crianças imunizadas porque, se chegar alguém aqui que traga esse vírus, as nossas crianças protegidas não estão correndo perigo de adquirir a doença."
Coordenadora, qual é a melhor forma de prevenir a pólio?
"A forma de prevenir é justamente vacinado todas as crianças, além do seu esquema básico de vacina, ela tem que tomar até completar os cinco anos, tem que tomar todo ano essas duas doses de vacina. Isso é uma forma de manter as crianças livres de ter paralisia infantil. É uma vacina que é importante, tem vários estudos, ela não faz mal. É uma vacina que não dói. É uma vacina fácil de ser aplicada, é uma vacina que já tem um sucesso. A gente tem que realmente estar com todas as crianças vacinadas."

Este ano, a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Infantil contra a poliomielite vai ser no próximo sábado, dia vinte de junho. Neste dia, todas as crianças menores de cinco anos devem tomar as gotinhas contra a pólio.