segunda-feira, 1 de junho de 2009


Estado espera entrada de cerca de R$ 1 bilhão na economia do turismo

A economia do turismo mineira poderá ter uma receita adicional de cerca de R$ 1 bilhão, em função da realização de jogos da Copa do Mundo de Futebol, em 2014. Foi o que ressaltou neste domingo (31), a secretária de Estado de Turismo de Minas Gerais, Érica Drumond, após o anúncio em Nassau, Bahamas, feito pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), das cidades brasileiras que serão sede de jogos no Brasil.

Pesquisa do Impacto Econômico dos Eventos Internacionais, realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2008, a pedido da Embratur, indica que o gasto médio do turista estrangeiro de eventos no Brasil, por dia, é de US$ 314,70. De acordo com a secretária de Turismo, atualmente, Belo Horizonte e seu entorno, possuem cerca de 15 mil unidades habitacionais (quartos), podendo abrigar 30 mil pessoas/dia, o que movimentaria, em um período de 60 dias, cerca de R$ 1 bilhão.

“Levando-se em consideração que a Copa do Mundo movimenta um longo período, com atividades que antecedem e postergam o grande evento, se formos mensurar a nossa capacidade atual, já teríamos uma grande movimentação financeira neste período. Todo turista em um destino pratica os verbos hospedar, comer, visitar e comprar”, reforçou Drumond.

O turista estrangeiro de eventos gasta diariamente o dobro do turista estrangeiro que vem ao País a negócio. O gasto diário do turista de negócios é de US$ 165,14 e o que vem a lazer (US$ 73,53). Pesquisa aponta ainda que os principais gastos de turistas internacionais no Brasil são em hospedagem (45,04%), alimentos e bebidas (13%), compras e presentes (11,95%), transporte (7,62%) e cultura e lazer: (7,48%).

De olho neste mercado, já estão em fase de implantação em Belo Horizonte e região, com vistas a Copa 2014, novos empreendimentos em hotelaria em Belo Horizonte, em Jaboticatubas e em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), com o incremento de mais de 600 leitos.

Agenda Internacional

Érica Drumond lembrou que em 2008 o Governo de Minas assinou com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), um convênio U$ 5,6 milhões de dólares para o incremento do turismo de negócios em Belo Horizonte. Como resultado, já foi implantada uma rede integrada entre todos os setores turísticos da capital, para a captação articulada de eventos internacionais o Estado. “A iniciativa é muito importante para que a agenda internacional da cidade possa mudar o perfil do investimento na capital. É necessário esse incremento nos seis anos que antecedem a Copa. Grandes eventos internacionais geram a alta ocupação, o interesse de grandes investidores e novos negócios para Estado” disse.

Belo Horizonte é atualmente a 5ª cidade brasileira que mais recebe eventos internacionais no ranking 2008 da ICCA (International Congress and Conference Association). Minas Gerais tem ainda outros três municípios bem colocados na participação em nível nacional (Ouro Preto – 10º lugar e Tiradentes e Juiz de Fora - 11º).

“Estamos na busca permanente de eventos internacionais. Na semana passada, por exemplo, a Setur esteve na Alemanha, participando da IMEX – uma das maiores feiras de Turismo de Negócios do Mundo. “Queremos ampliar nossa agenda internacional e atrair investimento em hotelaria e restaurantes de padrão internacional para receber os turistas da Copa”, afirmou a secretária.

Destinos preparados

De acordo com a Match Event Services, empresa contratada pela FIFA para tratar das acomodações, bilheterias e centros de hospitalidade da Copa do Mundo 2014, em média, os torcedores ficam dois dias na cidade onde jogo acontece e depois é comum que aproveitem por mais 3 ou 4 dias em outras localidades com atrativos turísticos no próprio Estado.

A secretária Érica Drumond lembra que Minas Gerais possui 15 destinos indutores, que serão avaliados, ano a ano, em aspectos de infra-estrutura, serviço turístico, economia local, aspectos sociais e culturais, capacidade empresarial, marketing, dentre outros, para estarem preparados e qualificados para receber equipes, torcedores, imprensa e públicos de interesse da Copa do Mundo.

“Atender bem a esse turista é fundamental para obter um imagem positiva no pós-Copa e garantir a visibilidade do Estado por muitos anos”, afirma Drumond. São considerados indutores em Minas Gerais os municípios de Ouro Preto, Belo Horizonte, Tiradentes, Diamantina e São João del Rei – que estarão com padrão de excelência para a recepção do turista internacional, além de Sete Lagoas, Santana do Riacho, Poços de Caldas, São Lourenço, Juiz de Fora, Camanducaia (Monte Verde), Caxambu, Maria da Fé, Caeté, Araxá e Capitólio.

Promoção e apoio à comercialização

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), mantém o Programa de promoção e apoio à comercialização, com a participação em feiras nacionais e internacionais, capacitação de operadores, realização de viagens de reconhecimento com jornalistas e operadores de turistas nacionais e estrangeiros e blitz nos principais mercados emissores de turistas para Minas Gerais. Nos dois últimos anos, já foi investidos em promoção do turismo mineiro cerca de R$ 7,5 milhões. “Nossa meta é ampliar o fluxo de visitação e a permanência do turista que vem a grandes eventos em Minas, oferecendo também roteiros de lazer para o mesmo possa ficar por mais dias em nosso Estado”, concluiu a secretária.

Estado espera entrada de cerca de R$ 1 bilhão na economia do turismo


A economia do turismo mineira poderá ter uma receita adicional de cerca de R$ 1 bilhão, em função da realização de jogos da Copa do Mundo de Futebol, em 2014. Foi o que ressaltou neste domingo (31), a secretária de Estado de Turismo de Minas Gerais, Érica Drumond, após o anúncio em Nassau, Bahamas, feito pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), das cidades brasileiras que serão sede de jogos no Brasil.

Pesquisa do Impacto Econômico dos Eventos Internacionais, realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2008, a pedido da Embratur, indica que o gasto médio do turista estrangeiro de eventos no Brasil, por dia, é de US$ 314,70. De acordo com a secretária de Turismo, atualmente, Belo Horizonte e seu entorno, possuem cerca de 15 mil unidades habitacionais (quartos), podendo abrigar 30 mil pessoas/dia, o que movimentaria, em um período de 60 dias, cerca de R$ 1 bilhão.

“Levando-se em consideração que a Copa do Mundo movimenta um longo período, com atividades que antecedem e postergam o grande evento, se formos mensurar a nossa capacidade atual, já teríamos uma grande movimentação financeira neste período. Todo turista em um destino pratica os verbos hospedar, comer, visitar e comprar”, reforçou Drumond.

O turista estrangeiro de eventos gasta diariamente o dobro do turista estrangeiro que vem ao País a negócio. O gasto diário do turista de negócios é de US$ 165,14 e o que vem a lazer (US$ 73,53). Pesquisa aponta ainda que os principais gastos de turistas internacionais no Brasil são em hospedagem (45,04%), alimentos e bebidas (13%), compras e presentes (11,95%), transporte (7,62%) e cultura e lazer: (7,48%).

De olho neste mercado, já estão em fase de implantação em Belo Horizonte e região, com vistas a Copa 2014, novos empreendimentos em hotelaria em Belo Horizonte, em Jaboticatubas e em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), com o incremento de mais de 600 leitos.

Agenda Internacional

Érica Drumond lembrou que em 2008 o Governo de Minas assinou com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), um convênio U$ 5,6 milhões de dólares para o incremento do turismo de negócios em Belo Horizonte. Como resultado, já foi implantada uma rede integrada entre todos os setores turísticos da capital, para a captação articulada de eventos internacionais o Estado. “A iniciativa é muito importante para que a agenda internacional da cidade possa mudar o perfil do investimento na capital. É necessário esse incremento nos seis anos que antecedem a Copa. Grandes eventos internacionais geram a alta ocupação, o interesse de grandes investidores e novos negócios para Estado” disse.

Belo Horizonte é atualmente a 5ª cidade brasileira que mais recebe eventos internacionais no ranking 2008 da ICCA (International Congress and Conference Association). Minas Gerais tem ainda outros três municípios bem colocados na participação em nível nacional (Ouro Preto – 10º lugar e Tiradentes e Juiz de Fora - 11º).

“Estamos na busca permanente de eventos internacionais. Na semana passada, por exemplo, a Setur esteve na Alemanha, participando da IMEX – uma das maiores feiras de Turismo de Negócios do Mundo. “Queremos ampliar nossa agenda internacional e atrair investimento em hotelaria e restaurantes de padrão internacional para receber os turistas da Copa”, afirmou a secretária.

Destinos preparados

De acordo com a Match Event Services, empresa contratada pela FIFA para tratar das acomodações, bilheterias e centros de hospitalidade da Copa do Mundo 2014, em média, os torcedores ficam dois dias na cidade onde jogo acontece e depois é comum que aproveitem por mais 3 ou 4 dias em outras localidades com atrativos turísticos no próprio Estado.

A secretária Érica Drumond lembra que Minas Gerais possui 15 destinos indutores, que serão avaliados, ano a ano, em aspectos de infra-estrutura, serviço turístico, economia local, aspectos sociais e culturais, capacidade empresarial, marketing, dentre outros, para estarem preparados e qualificados para receber equipes, torcedores, imprensa e públicos de interesse da Copa do Mundo.

“Atender bem a esse turista é fundamental para obter um imagem positiva no pós-Copa e garantir a visibilidade do Estado por muitos anos”, afirma Drumond. São considerados indutores em Minas Gerais os municípios de Ouro Preto, Belo Horizonte, Tiradentes, Diamantina e São João del Rei – que estarão com padrão de excelência para a recepção do turista internacional, além de Sete Lagoas, Santana do Riacho, Poços de Caldas, São Lourenço, Juiz de Fora, Camanducaia (Monte Verde), Caxambu, Maria da Fé, Caeté, Araxá e Capitólio.

Promoção e apoio à comercialização

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), mantém o Programa de promoção e apoio à comercialização, com a participação em feiras nacionais e internacionais, capacitação de operadores, realização de viagens de reconhecimento com jornalistas e operadores de turistas nacionais e estrangeiros e blitz nos principais mercados emissores de turistas para Minas Gerais. Nos dois últimos anos, já foi investidos em promoção do turismo mineiro cerca de R$ 7,5 milhões. “Nossa meta é ampliar o fluxo de visitação e a permanência do turista que vem a grandes eventos em Minas, oferecendo também roteiros de lazer para o mesmo possa ficar por mais dias em nosso Estado”, concluiu a secretária.
Agencia Minas