quinta-feira, 6 de agosto de 2009

AMAMENTAÇÃO:
Campanha de aleitamento materno incentiva
cuidado com a alimentação das crianças

O Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria promovem a Campanha de Aleitamento Materno, que coincide com a décima oitava Semana Mundial da Amamentação. O tema deste ano é "Amamentação em todos os momentos. Mais saúde, carinho e proteção". A idéia é reforçar que a amamentação ajuda as crianças em situações de emergência, como enchentes, secas e outras catástrofes naturais. Serão distribuídos em todo o País um milhão e setecentos mil folders e cinquenta mil cartazes relacionados à campanha de aleitamento materno. A mobilização vai ser divulgada também em locais onde há grande circulação de pessoas como pontos do metrô e paradas de ônibus. O tema da campanha deste ano foi escolhido pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno. A presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria, Graciete Vieira, explica que o leite materno é fundamental para o bebê.
"Ele é o alimento ideal para a criança, porque ele tem a quantidade certa de nutrientes e favorece o adequado crescimento e desenvolvimento. E também é importante para o estabelecimento do vínculo entre mãe e filho. E a criança que mama no peito adoece menos, ela interna menos, então com isso ela também tem uma qualidade de vida melhor."
A presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria explicou, ainda, que a criança deve ser amamentada pela mãe logo após o nascimento e o aleitamento deve continuar nos seis primeiros meses, no mínimo. O ideal é que a mãe amamente até a criança completar dois anos de idade.