quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Diamantinenses visitam à Apac em Nova Lima
No dia 22 de agosto, a APAC da cidade de Nova Lima, a 330 km de Diamantina, recebeu a visita de um grupo formado por 35 voluntários diamantinenses, que, juntamente com juiz de Direito da Comarca, Dr. Elexander Camargos Diniz e membros do Conselho da Comunidade vivenciaram a experiência desenvolvida dentro daquele Centro de Recuperação de Apenados.

Durante a visita os próprios recuperandos da APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) de Nova Lima apresentaram as instalações e explanaram sobre a importância do Método Apaqueano no processo de ressocialização dos detentos nos três regimes prisionais: aberto, semi-aberto e fechado.

De acordo com a diretora do Centro de Reintegração Social daquela cidade, Magda Lois Rodrigues Mendes, o “Método Apac” que completou cinco anos, no município de Nova Lima, tornou-se referência de sucesso para o estado, uma vez que os recuperandos são acompanhados por membros voluntários da comunidade, obtendo assistência jurídica, hospitalar, odontológica, psicológica e espiritual.

Na parte do prédio onde ficam os presos do regime semi-aberto, há uma pequena venda, onde os próprios condenados e visitantes podem comprar lanches e refrigerantes. Ao lado, um mural, com informações de controle disciplinar, horários para ver TV, datas de festividades, entre outras atividades. Mais à frente, na área externa, há uma horta, com cultivo de legumes e verduras para consumo interno, e um campo de futebol, sempre utilizado com horários pré determinados e autorizados pela direção, quando tem início o período de lazer.

Ainda dentro deste contexto, as instalações possuem uma padaria, sala de ocupação profissional onde são realizados diversos trabalhos em artesanato, muitos deles premiados em feiras de Minas e no Brasil, fazendo com que o recuperando se reintegre na sociedade de forma digna e humana.
Depois da apresentação de toda a unidade, nos regimes aberto e semi-aberto, Adriele deixa o grupo na porta do regime fechado. Mas, nessa área ele não pode entrar. Outro recuperando, Luciano Moura dos Santos, abrem as portas da divisão e explica o funcionamento do sistema com detalhes aos visitantes. Os 40 sentenciados que estão no regime fechado ainda não possuem o direito a atividades externas.

APAC em Diamantina

O Projeto Novos Rumos na Execução Penal e a aplicação do Método Apac será implantado em Diamantina e para sua instalação as autoridades estão aguardando a compra ou desapropriação de um terreno por parte do executivo local.

O juiz de Dr. Elexander Camagos Diniz e o presidente do Conselho da Comunidade, Juscelino Brasiliano Roque estão trabalhando diuturnamente para que essa ação social seja em breve concretizada no município.

A sociedade civil, clubes de serviços, instituições governamentais e não governamentais, bem como o setor empresarial privado serão chamados para esta parceria que envolve acima de tudo uma responsabilidade social.

A aplicação do Método Apac visa a promoção da humanização das prisões, sem se perder de vista a finalidade punitiva da pena, no processo de execução penal.
Só podem entrar para as Apacs presos condenados que estejam dispostos a cumprir as regras disciplinares e a participar de outras atividades, como estudo e trabalho. Em princípio, todo preso condenado pode cumprir pena em Apac, mesmo os de regime fechado, caso o seu histórico prisional seja de bom comportamento.


Donizete de Paula- Especial para Tribunal de Justiça de Minas Gerais