sábado, 1 de agosto de 2009

Oficina Dança Afro- Valorizando nossa identidade

O Grupo de Dança Afro Indaiá, vem apresentar o release da 1ª Oficina de Danças Brasileiras e Afro Brasileiras "Valorizando Nossa Identidade" que ocorreu entre os dias 20 e 24 de julho de 2009, em dois horários (10 às 12hs e de 16 às 18 horas), oficina independente e paralela ao Festival promovido pela UFMG, realizado pelo Grupo de Dança Indaiá e o pelo bailarino e coreógrafo Evandro Passos.
A oficina contou com o apoio da Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio de Diamantina que cedeu o espaço do Mercado Velho para a sua realização. O fechamento da oficina ocorreu no sábado, dia 25, às 10:30 horas na área externa do Mercado Velho, onde os alunos fizeram apresentação de coreografias ministradas durante a oficina.
Com uma média de 30 alunos por turno, com idade entre 02 e 82 anos, a oficina gratuita contou com o apoio de dois percussionistas de Belo Horizonte, Jefferson Souza e Eliandro Crespin, que ministraram oficina de percussão e tocaram ao vivo durante a realização da oficina para que os alunos dançassem com música ao vivo.
Evandro Passos ensinou passos de samba, forró, ritmos folclóricos, além ritmos de origem e/ou influência africana.
O objetivo da oficina, o qual, levar a dança e a percussão àqueles amantes da dança e da música afro-brasileira e àqueles que ainda estão em formação de conceitos, para uma maior valorização de nossa cultura, que nada mais é que nossa própria identidade.
A Oficina teve o apoio do Restaurante Casa Velha, Restaurante Grupiara, Restaurante e Lanchonete São José e Restaurante Recanto do Antônio.

Diamantina, 28 de julho de 2009,
Grupo de Dança Afro Indaiá

Luciana Mesquita