quinta-feira, 16 de abril de 2009




Aécio Neves presta homenagem a José Alencar e a JK

O governador Aécio Neves homenageou, na noite de segunda-feira (06/04), os 50 anos da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), criada pelo presidente Juscelino Kubitscheck, e que reúne nove estados do Nordeste, além de Minas Gerais e Espírito Santo. Aécio Neves também prestou homenagem ao vice-presidente da República, José Alencar, que participou da 5ª Reunião do Conselho Deliberativo da Sudene, realizada em Montes Claros , no Norte de Minas. O encontro foi aberto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e contou com a participação de oito governadores do Nordeste, onze ministros e 130 prefeitos.
Durante a reunião, o presidente Lula assinou o decreto que regulamenta as Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs), uma reivindicação feita por onze governadores, além de assinar ordens de serviço para a duplicação e restauração da BR -135, entre Curvelo e Montes Claros. Já o governador Aécio Neves anunciou o envio, ao Congresso Nacional do projeto que cria o Fundo de Desenvolvimento Regional. Ao discursar, o governador defendeu que todas as esferas de governo trabalhem juntas e desenvolvam projetos comuns.
"Quando os homens públicos de bem, independentemente da sua coloração partidária, independentemente até mesmo de processos eleitorais, convergem, constroem estratégias comuns e caminham na mesma direção quem ganha é o cidadão brasileiro e hoje estamos aqui assistindo de forma muito clara esses avanços virem. Mas do que a paternidade, a democracia brasileira cobra resultados", defendeu Aécio Neves.

Sudene
A Sudene foi criada em 1959 para promover o desenvolvimento dos estados do Nordeste e parte de Minas Gerais e Espírito Santo. O conselho Deliberativo da Superintendência é o órgão máximo de articulação e decisões estratégicas, e é responsável pela operacionalização do Fundo Constitucional de Financiamentos do Nordeste (FNE), Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FNDE) e incentivos fiscais e financeiros.