sábado, 25 de abril de 2009


SRE Diamantina
DIVULGA CONVENIO

Lançamento de Cursos de Qualificação Profissional na
Escola Estadual Dom Joaquim Silvério de Souza, de Conselheiro Mata

Visando o preparo de jovens e adultos para o exercício da cidadania e sua inserção no mercado de trabalho, foi estabelecido o Convênio de n.º 62.1.3.0027/2009, entre o Estado de Minas Gerais, por intermédio de sua Secretaria de Educação, e o Instituto Cultural Zigma. O Convênio objetiva a operacionalização de ações conjuntas e de parceria entre os partícipes, para ministrar cursos de qualificação profissional.
Os cursos serão desenvolvidos pelo INSTITUTO CULTURAL ZIGMA, na Escola Estadual Dom Joaquim Silvério de Souza, do distrito de Conselheiro Mata, deste município.
Serão ofertados cursos de qualificação profissional em informática; produção de doces, conservas e polpas; marcenaria e carpintaria, voltados à construção civil e manutenção de instalações; eletricista instalador; pedreiro; mestre de obras e ajudante para a construção civil; formação de vivieiristas, práticas agroecológicas e manutenção de viveiros; tratorista e operador de implementos agrícolas (arado, grade, colheitadeira, plantadeira, etc.); bombeiro hidráulico/encanador; fabricador de pães, tortas e pizzas; qualificação profissional na colheita e manipulação de espécies para a produção de biocombustíveis; apicultura e curso de preparação de monitores para turismo ambiental.
A clientela beneficiada será constituída de alunos egressos do ensino fundamental, alunos em curso e egressos do ensino médio e a comunidade local.
O Lançamento desses Cursos aconteceu no u sábado, dia 25 de abril, quando também foram inauguradas a Oficina de Informática e a Quadra Poliesportiva, espaços que o Governo do Estado entrega à comunidade escolar, cuja utilização deverá reverter-se em benefícios educacionais, formativos e esportivos para crianças, jovens e adultos.
Fonte: SRE-Diamantina-MG