domingo, 12 de abril de 2009


Octetos Vocais se apresentam no Alto Jequitinhonha

Dando continuidade ao projeto de circulação cultural promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Fundação Clóvis Salgado, com apoio das prefeituras municipais, em abril será a vez de 5 grupos de câmara, octetos vocais, viajarem por 20 cidades de Minas Gerais no período de 16 a 19 deste mês.

Todos os concertos têm entrada franca e apresentarão obras de gênios da música erudita, como Villa Lobos, Bach e Mozart, uma oportunidade para o público do interior do Estado.

Os octetos vocais se apresentarão nas cidades de Abaeté, Dores do Indaiá, Martinho Campos, Bom Despacho, Visconde do Rio Branco, Coimbra, Viçosa, Teixeiras, Lavras, Candeias, São Francisco de Paula, Carmo da Mata, Diamantina, Gouveia, Datas, Presidente Juscelino, Formiga, Arcos, Iguatama e Bambuí.

A iniciativa de circulação cultural contemplou, em 2008, cerca de 300 cidades, levando ao interior de Minas atrações variadas de música e dança. O objetivo deste projeto é democratizar o acesso à cultura e formar público para diversas formas de arte em todo o Estado.

Octeto Vocal

O Octeto é um grupo de câmara com a particularidade de incluir, em sua formação, os quatro principais tipos de vozes coralistas: soprano, contralto (vozes femininas); tenor e baixo (vozes masculinas). Essa riqueza de timbres vocais permite que o Octeto interprete um vasto repertório e apresente um alto nível de equilíbrio sonoro. Os integrantes são músicos que atuam como solistas em concertos e óperas, e também em diversos grupos corais profissionais, contribuindo assim para a divulgação da música vocal em nosso Estado.

Cidades do Alto Jequitinhonha onde os octetos vocais irão se apresentar:

Diamantina
16 de abril – 19h30
Auditório do Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita (Pça Coronel Cosme Alves Couto, s/nº)

Gouveia
17 de abril – 20h
Salão Paroquial Santo Antônio (rua dos Alves, s/nº)

Datas
18 de abril – 19h30
Igreja Matriz do Divino Espírito Santo (Pça do Divino, s/nº)

FONTE: Agencia Minas