quarta-feira, 29 de abril de 2009


Hemominas participa do Dia da Saúde em Diamantina

A Fundação Hemominas de Diamantina realiza, nesta quinta-feira (30), coleta de amostra de sangue para o Registro Nacional de Medula Óssea (Redome), durante o “Dia da Saúde do Bairro Bom Jesus”, na Igreja Bom Jesus, de 9h as 15h. A Fundação Hemominas espera cadastrar, naquela cidade, cerca de 50 candidatos à doação de medula óssea no Redome.

Quem pode doar
O candidato deve ter entre 18 e 55 anos, boa saúde e não apresentar doenças, como as infecciosas ou as hematológicas. No dia da coleta, a pessoa recebe todos os esclarecimentos sobre o processo de doação e, em seguida, doa uma pequena amostra de sangue (cerca de 5 ml), que será submetida ao exame de classificação da medula (HLA) e enviado ao Registro Nacional de Medula Óssea (Redome). Quando surgir compatibilidade do doador com algum dos pacientes que aguardam o transplante, novos procedimentos vão garantir a efetivação da doação.
Para se cadastrar, é indispensável apresentação da carteira de identidade ou de trabalho. No momento da doação da amostra de sangue, o doador assina um Termo de Consentimento onde os seus dados cadastrais, o resultado da tipagem HLA e os outros resultados dos exames de Histocompatibilidade/Imunogenética serão incluídos no Redome, coordenado pelo Laboratório de Imunogenética do Instituto Nacional do Câncer (Inca), do Ministério da Saúde.
Outras informações: Núcleo Regional de Diamantina - Setor de captação de doadores: (38) 3531-3762.
Fonte: agenciaminasjornal@governo.mg.gov.br