quarta-feira, 15 de abril de 2009


Ordem Terceira do Carmo

A Venerável Ordem Terceira do Carmo foi fundada no Arraial do Tijuco em 22 de março de 1759 quando vigorava o sistema de contratos para a exploração de diamantes no perímetro do Distrito Diamantino sob o jugo da Coroa portuguesa. Os irmãos da Ordem tinham em seu quadro de fiéis o potentado contratador João Fernandes de Oliveira que mandou construir a igreja de Nossa Senhora do Carmo e a doou em documento para os ofícios religiosos e abrigo espiritual de seus integrantes em 1765. A memorável história da Venerável Ordem Terceira do Carmo completa 250 anos no dia 22 de março de 2009 e sob os auspícios de sua Priora Marília Auxiliadora Rocha, as bênçãos do pároco Pe. Adão Geraldo da Silva e a aprovação do Arcebispo Metropolitano serão realizados eventos comemorativos parta saudar com magnitude esta marcante data que emoldura com singularidade a grandeza de sua existência e de sua importância na tradição sacra e na religiosidade dos diamantinenses.
No Sábado, dia 21 de março foi ministrada a Santa Missa de abertura com a participação do Coral da Família Almeida entoando cânticos religiosos e clássicos na Catedral Metropolitana. Nos dias 10 a 19 de julho serão realizadas as novenas festivas com palestras, apresentação de corais, distribuição de folhetos da historia da Ordem culminado com uma procissão pelas ruas de Diamantina com figurantes, brasões, personagens históricos e religiosos da Ordem, cantos de ladainhas, os carmelitas com suas opas tradicionais, o andor de NS do Carmo ladeado pelos carregadores, representantes da Guarda Romana e a presença da banda de musica entoando seus maviosos acordes de sublimidade e religiosidade para o brilhantismo desta comemoração.
Para que a Venerável Terceira Ordem do Carmo possa atingir com magnitude este evento será necessária a contribuição espontânea para o custeio das roupas de época que serão usadas pelos personagens na procissão e ornamentação dos altares e andor, contribuição esta que poderá ser enviada para a conta corrente 5382-2, operação 13, agencia 112 da Caixa Econômica Federal aberta exclusivamente para este propósito de elevar e enobrecer as nossas tradições religiosas e tornar esta comemoração um marco em nossa cidade e um alento incentivador para que possamos reviver a arte, a tradição e a devoção aos nossos princípios de fé e cristandade. Outras informações poderão ser obtidas pelo tel (38) xx 3531-0311.
A Venerável Ordem Terceira do Carmo agradece a todos que possam contribuir e participar de nossos eventos com as bênçãos magnânimas de NS do Carmo, pelo santo manto protetor do Profeta Elias e pelas nossas orações e louvores de gratidão.
Que NS do Carmo proteja a todos.
A Comissão de Eventos


Gazeta Tijucana - Nº 209