quinta-feira, 16 de abril de 2009


Implante dentário previne complicações de saúde


Repor um dente perdido não é apenas uma questão estética. Segundo o Ministério da Saúde, a atrofia óssea bucal atinge cerca de 70% das pessoas acima de 45 anos de idade no país, em todas as classes sociais. Os implantes dentários e técnicas como a regeneração óssea guiada através de enxerto são os melhores caminhos para evitar problemas funcionais, estéticos e psicossociais.
Os números confirmam: é hora de divulgar campanhas esclarecedoras sobre saúde bucal, alertando sobre os problemas que podem decorrer da perda de um dente. A chamada perda óssea, ou atrofia do osso de sustentação, causada por ausência do dente perdido, por doenças periodontais (de gengiva), traumatismos, próteses mal planejadas, mal elaboradas ou não adaptadas é hoje uma realidade que atinge mais da metade da população brasileira acima de 45 anos e pode causar, dependendo do grau, problemas de diferentes naturezas. Funcionais, como dificuldade na mastigação, digestão e fala. Muitas vezes, a ausência dessa base de sustentação óssea pode causar dor intensa e anular a possibilidade de instalação de implante dentário.
Problemas estéticos como a inadequada postura do rosto, rugas de expressão e dificuldade da reabilitação estética da prótese são outros riscos possíveis nesse caso. Na esfera psicossocial, a atrofia óssea tende a comprometer a harmonia do sorriso levando a problemas de auto-estima e dificuldades de convívio social.
Para manter o volume ósseo na área onde o dente foi perdido a odontologia especializada oferece hoje técnicas de prevenção sofisticadas como a de regeneração óssea guiada, que nada mais é do que a colocação de um enxerto ósseo. O objetivo é induzir a formação de uma nova massa óssea, mantendo assim as condições necessárias para se realizar com sucesso o implante dentário.
Campanhas de esclarecimento têm sido criadas para alertar sobre esses problemas muitas vezes desconhecidos por parte da maioria da população, chamando a atenção para os riscos da atrofia óssea e orientando sobre a importância de recorrer ao implante sempre que se registrar a perda de um dente. Dente perdido, dente reposto, ou seja, o implante é a solução cientificamente comprovada como a melhor maneira de prevenir a atrofia óssea e suas conseqüências. (Saúde News Journal) - Gazeta Tijucana - Nº 209
Dr. Marcelo Cavalcanti Gonçalves
Prof. M.S. em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial