quarta-feira, 15 de abril de 2009


DA SACADA DO BREJO
Sapo Seco em Folia



A Banda Fogosas Sapo Seco teve sua primazia nos festejos do carnaval este ano. Sob a presidência de Wando Brigido e Dilton Lemos foram realizados eventos como bailes, feijoada, churrascos, peladas e reuniões para discutirem sobre as alegorias e fantasias que seriam usadas pelos foliões. Mas nada disso teria tido sucesso sem a participação de quatro escudeiras anfíbias: Silvana, Gisele, Olívia e Madalena. O toque feminino foi essencial no planejamento dos bailes, feijoadas, forró, churrascos, torneios de futebol e, principalmente, na organização dos bailes com fantasias, adereços, decoração, na divulgação, ofícios, compra de material e durante o carnaval com a distribuição de roupas, máscaras e na preparação dos carros alegóricos planejados pelo artista plástico Marcelo Brant. A participação feminina na banda remonta desde Ângela Miranda que fazia o maravilhoso molho de carne moída com pão que era distribuído aos eufóricos foliões no galpão depois do desfile e se tornou uma tradição denominada: "biríu do brejo". Não sobrava nada. Este ano foi servido um espaguete ao molho "pomodoro de sapo" também digno de nota dez Dentre muitos coaxos de satisfação e línguas lambendo beiços, todo mundo repetiu. Brilharam as presenças dentre tantos de Dé Sapo, Taquim, Ademar, Kiko e Zezinho Ávila e a fabulosa fantasia de Peninha que deu muito cachos como "mulher uva".
Além de todo este trabalho, as escudeiras ajudaram na organização do desfile durante todo o trajeto no Domingo e na Terça-Feira e na distribuição de cervejas e espaguete aos esfuziantes foliões. Será que um dia vai sair o famoso e decantado "Bloco das Pererecas". Um momento de grande satisfação foi a presença de Dona Santa que incentivou a presidência da banda, participou dos preparativos, ajudou nas alegorias e saiu acompanhando a banda e relembrando dos memoráveis tempos em que Seu Egas saia fantasiado na banda de musica tocando de graça para ajudar a manter esta importante tradição de fuzarca e arte popular que torna Diamantina singular em suas manifestações folclóricas.
Este ano foi empossado por aclamação o jovem Aristeu Canuto que deverá manter esta momesco folclore com a importância que merece esta memorável tradição e com a experiência e ajuda de todos os saposequistas de primeira água o brejo terá mais uma motivação para promover com arte e trabalho mais um carnaval de folia e alegria em 2010.
"Todos coaxando numa só voz e cada um pulando por si"

William Spangler / Março 2009
Gazeta Tijucana - Nº 209