quinta-feira, 30 de abril de 2009

Pelas ruas de Diamantina
O titulo de Patrimônio Histórico e Artístico da Humanidade elevou Diamantina ao cenário nacional e internacional no âmbito do turismo. Para se adequar a demanda de turistas foi necessário uma serie de medidas para comportar o fluxo cada vez mais crescente de caravanas de turistas que chegam às nossas ruas e se vislumbram com o nosso grandioso acervo arquitetônico e cultural e vivem as nossas tradições e folclore nas festas e manifestações populares que são apresentadas no calendário oficial e nos eventos sazonais do ano.
Como uma moldura de nossa educação e cultura, as ruas de pedras são um mostruário importante de nossa história. Emoldurado pela beleza pétrea de suas formas, o calçamento exibe uma singularidade marcante para o turista acostumado ao asfalto insosso das grandes cidades, pois além de preservar o método e o trabalho antigo de calcetaria, próprio das cidades do ciclo do ouro e diamante, são poucos os remanescentes que ainda resguardam uma característica rica em forma e talhado original como em Diamantina. Mas para realçar a beleza deste calçamento e proporcionar ao turista qualidade estrutural turística é necessária a varrição diária pelos garis para a limpeza das sujeiras e detritos que são jogados sobre as pedras por pessoas sem formação cultural e eivadas do espírito de incivilidade e desleixo pessoal.
O trabalho dos funcionários da limpeza urbana é extremamente eficaz para este propósito e se tornam parte importante para a consolidação da estrutura do turismo, que deve oferecer ao visitante ruas limpas e locais de lazer condignamente preservados da depredação nociva e do visual depreciativo de sacos de lixo amontoados, detritos espalhados, restos de entulhos, sujeiras ocasionais de festejos e outras mazelas do descuido com os locais públicos. O trabalho de coleta pelo caminhão de lixo tem sido satisfatória e a população contribui com a colocação dos sacos de lixo nos horários previstos. Outro ponto preponderante é a conservação e manutenção dos jardins e praças que devem ser cuidados por funcionários com conhecimentos de jardinagem e preservação de árvores, flores e arbustos ornamentais para que esta moldura paisagística embeleze ainda mais nossas ruas. Necessário será uma nova revitalização nos jardins do Largo Dom João, Pça Sagrado Coração e na Pça JK para ornamentar com melhor visual este importante monumento de nossa história e civilidade.
Inerente a este trabalho é preciso notar que os funcionários da limpeza urbana devem ter condições técnicas para desempenhar suas atividades como uniformes, luvas, calçados e gorros para a proteção pessoal e carinhos condizentes com a topografia da cidade, vassouras, pás, sacos de lixo e outros artefatos para efetuarem com maior eficácia a árdua tarefa de limpeza aliada a uma renumeração condizente com o esforço físico executado e, principalmente, com o beneficio de adicional de insalubridade pelo desempenho de suas funções como determina a Constituição Federal em seu artigo 7º- inciso XXIII, " adicional de renumeração para as atividades penosas, insalubres, ou perigosas na forma da Lei".

Para quem, debaixo de sol ou chuva, na topografia irregular de nossas ruas, aspirando poeira e mau cheiro, retira todo dia as montanhas de lixo, mantendo a limpeza e contribuindo para o turismo isto é mais um item a ser analisado e proposto para referendar principalmente um direito e premiar estes trabalhadores anônimos que, na labuta de seus braços, embelezam silenciosamente Diamantina e contribuem para a nossa tradição de cultura e cidadania.
William Spangler / Abril/2009