quinta-feira, 30 de abril de 2009


Vereadores de Diamantina acompanham
definição de metas para a "Nova" Sudene

No último dia 6 de abril, todos os olhares da política nacional se voltaram para a cidade de Montes Claros. Uma grande estrutura foi montada para receber centenas de lideranças políticas que vieram ao encontro do presidente Lula, do vice José Alencar, do Governador Aécio Neves, do Governador do Espírito Santo Paulo Artung, de todos os governadores da região nordeste e grande parte dos ministros.
A pauta do dia começou às 10 horas da manhã com a inauguração da usina de biodiesel, Darcy Ribeiro. A tarde foi reservada ao X Fórum de Governadores do Nordeste, Reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), seção de homenagens ao vice-presidente José Alencar e comemorações pelos 50 anos da Sudene, criada pelo então Presidente Juscelino Kubitscheck.
A Câmara de Diamantina esteve representada no evento pelo Presidente, Marcos Fonseca e pelos vereadores: Sebastião de Jesus, Cássio Moreira, Maurício Maia e Lourival Alexandre.
Além de acompanharem a programação oficial do dia, os vereadores se reuniram com diversas autoridades e lideranças políticas, entretanto, dois encontros renderam bons frutos.

Criação do pólo de mineração em Diamantina
Os vereadores se reuniram com a Secretária Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas, Deputada Estadual Elbe Brandão e o assessor especial da Sedvan/Idene, Luiz Henrique Maia Santiago. "Esse encontro consolidou ainda mais a parceria promissora entre a Sedvan e a Câmara de Diamantina. Mais um passo foi dado para a criação do pólo de mineração em Diamantina, estamos muito otimistas com o trabalho da nova Câmara e com o empenho do presidente Marcos", destacou Santiago.
De acordo com o Presidente do Legislativo de Diamantina, agora Câmara vai agregar uma nova proposta à sua função: focar parte de sua força no fortalecimento das parcerias que promovam melhoria na qualidade de vida da população. "O Idene foi uma aposta que deu certo, através do bom acesso ao órgão e empenho total do Luiz Henrique, estamos construindo uma nova fonte de geração de emprego e renda para região, lutamos todos os dias pela reativação da mineração em Diamantina, claro, tudo dentro das leis ambientais. Desta forma vamos reintegrar as centenas de famílias de garimpeiros que passam por necessidades e desilusões na região", salientou Marcos Fonseca.


Faculdade de Medicina da UFVJM

Já no final do dia, os vereadores se encontraram com o Deputado Federal, Ademir Camilo, autor da emenda que visa a criação do curso de Medicina na UFVJM. O Deputado fez esclarecimentos importantes a respeito da polêmica que se criou entorno desse fato. Segundo Camilo, não existe motivo para essa agitação, os esforços são para a criação do curso nas duas cidades: Diamantina e Teófilo Otoni. Camilo diz ainda que esse tumulto foi causado por más informações. "Fui convidado pelo Presidente da Câmara, Marcos Fonseca, a comparecer em Diamantina para prestar esclarecimentos junto ao Reitor, demais vereadores e cidadãos, sendo assim, vou colocar um fim nos boatos relacionados à criação do curso de medicina na UFVJM. Será um prazer visitar Diamantina", concluiu o Deputado.
A Audiência Pública com o Deputado e demais autoridades de Diamantina e cidades vizinhas está marcada para o dia 4 de maio, segunda-feira, às 15 horas, no plenário da Câmara Municipal de Diamantina.

Jornalista: Ricardo Maciel
MTB: 111.59 –JP - MG
Assessoria de Imprensa - CMD - Diamantina